quinta-feira, 2 de abril de 2020

Americano de 95 anos que lutou na Segunda Guerra Mundial, sobrevive ao coronavírus

Um veterano da Segunda Guerra Mundial, de 95 anos, que vive no Oregon, nos Estados Unidos, venceu a luta contra o novo coronavírus. Bill Kelly terminou sua recuperação na segunda-feira, dia 30, na casa que divide com quatro parentes, depois de ser diagnosticado com a Covid-19 no dia 17 de março, segundo o jornal "The Oregonian". A neta do ex-combatente, Rose Ayers-Etherington, divulgou fotos do avô usando máscara e demonstrando que está bem após o susto.
"O avô Bill é bastante hardcore", disse sua neta ao jornal.

Bill Kelly, que foi um dos primeiros soldados dos EUA a pisar no Pacífico Sul durante a Segunda Guerra Mundial, que começou a se sentir mal com febre baixa no dia 15 de março. Devido as várias condições médicas subjacentes, incluindo doença renal, doença cardíaca congênita e pressão alta, o veterano foi a um hospital e foi mantido em observação por uma noite e liberado.
Mas no dia seguinte, o marido de sua neta — que trabalha como piloto de evacuação médica — havia recentemente transportado pacientes potencialmente expostos a Covid-19. Isso levou os médicos a testar o vírus em Kelly com muita cautela, apesar de seus sintomas leves, disse sua neta.
O marido de Ayers-Etherington, Isaac, é a única pessoa que foi testada para o coronavírus na casa que compartilham com seu avô, mãe, marido e dois filhos - com idades entre 5 e 11 meses. O teste do marido voltou negativo, informa o jornal.
Ninguém em casa apresentou sintomas, pois Kelly passou a primeira semana isolado em um quarto. Parentes desinfetaram qualquer superfície que ele tocou e fizeram o possível para afastar-se completamente dele quando saiu do quarto enquanto usava uma máscara, disseram parentes.
"Mas ainda era estressante. Nós estávamos bebendo chá quente o tempo todo. Tomando zinco. Lavando as mãos constantemente", disse a neta do veterano.
O idoso, que é considerado "duro como prego" pela família, aproveitou o isolamento para assistir muitos filmes clássicos e descansar.
"Estamos indo bem aqui. Estamos trabalhando duro. Tenho dois bisnetos para me manter ocupado. Tive muita sorte", afirmou o veterano.
Em uma postagem no Facebook no início deste mês, Ayers-Etherington revelou o diagnóstico de seu avô, mas acrescentou que ele estava "chutando o traseiro", apesar de uma ladainha de condições médicas pré-existentes.
“Nas palavras dele, eu sobrevivi às trincheiras de Guam, posso passar por esse touro (de coronavírus). Ele tem forte determinação mental. Ele passou por tempos difíceis e sabe como passar por eles”, escreveu.
A neta disse que não estava subestimando a "seriedade" do Covid-19.
"É real e está aqui e precisa ser respeitado. Só espero que a história do avô Bill o encoraje e coloque um sorriso em seu rosto. Além disso, o resto de nós é saudável", afirmou a mulher de 41 anos.

Fonte:https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/americano-de-95-anos-que-lutou-na-segunda-guerra-mundial-sobrevive-ao-coronavirus-rv1-1-24345932.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário